Quer instalar mais Painéis? Há algo que deve saber antes...


Quer instalar mais Painéis? Há algo que deve saber antes...

Toca a Expandir!
A vida muda: compramos um carro elétrico, a família aumenta, ou simplesmente percebemos que o sistema que temos é pequeno demais e não estamos a aproveitar todo o potencial da energia solar. Quando chegamos a estas conclusões, precisamos aumentar o nosso sistema fotovoltaico.

O que fazemos, normalmente, é instalar mais painéis solares mas vamos ver que isto não assim tão simples...

Temos que verificar algumas coisas para saber se o nosso sistema pode ou não ser aumentado ou expandido com mais painéis solares.

Como está o nosso Inversor?
O que precisamos entender em primeiro lugar, é se o nosso inversor permite ou não a instalação de mais painéis solares.

Se chegarmos à conclusão que o inversor está no limite e não permite instalar mais painéis, só temos duas alternativas: ou

  1. Instalamos um inversor novo ou microinversores que funcionam em paralelo com o inversor que temos, criando, essencialmente, uma nova instalação à parte que produz energia fotovoltaica em paralelo com a existente
  2. Substituímos este inversor por um de maior potência, permitindo a instalação de mais painéis.

O Inversor tem uma String Livre?
Se verificarmos que ainda conseguimos instalar mais painéis solares, vamos então confirmar se o inversor tem ou não uma string livre para colocarmos os novos painéis.

O ideal é termos um inversor que ainda tenha uma string livre, e nessa string colocarmos os novos painéis. Assim, temos que dimensionar esta nova string da forma habitual e não precisamos nos preocupar com a mistura de painéis diferentes, já o inversor tratará os painéis antigos e os novos de forma separada.

O dimensionamento da string segue o processo habitual que apenas vou descrever brevemente sem grandes explicações - Temos que comparar as tensões da string com a tensão máxima do inversor, a corrente da string com a corrente máxima do inversor e a máxima potência fotovoltaica que podemos instalar.

O Inversor não tem uma String livre, e agora?
No caso de não haver uma String disponível somos obrigados a misturar os painéis antigos com os novos e devemos ter alguns cuidados adicionais.

Continuamos a ter que dimensionar a string em termos de Tensões e Correntes mas pelo facto de misturarmos painéis, criamos uma questão de compatibilidade entre os diferentes tipos de painéis - na prática temos que garantir que os painéis não se limitam uns aos outros.

Quando somos obrigados a misturar painéis numa string, normalmente temos painéis mais antigos que já não existem no mercado e vamos colocar painéis novos, muitas vezes com maior potência, e aí está o problema da compatibilização de painéis diferentes numa mesma cadeia/string.

Qualquer string ou cadeia de painéis ligados em série (mais comum em sistemas Grid residenciais) funciona da seguinte forma:

Tensão em Volts corresponde à soma da tensão de todos os painéis, sejam eles iguais ou diferentes. Temos de somar a tensão de todos os painéis na string, e isso nos dará a tensão de funcionamento da string.

Corrente em Amperes de uma string em série é dada pela menor corrente de todos os painéis.

Por exemplo, se tivermos três painéis diferentes ligados em série, um produzindo 10A, outro 12A e outro 7A, a string ficará limitada a 7 amperes. Isto significa que todos os painéis, mesmo aqueles com uma corrente maior, serão limitados pelo painel de menor corrente.

Como tal, a potência, que é a multiplicação da tensão em volts pela corrente em amperes de toda a string, ficará limitada pelo painel mais fraco.

Portanto, a regra quando queremos misturar painéis diferentes numa string é devemos arranjar painéis com correntes tão próximas quanto possível, para assim não limitarmos nenhum dos painéis.

Se tivermos correntes diferentes entre os painéis numa mesma string, haverá sempre um que será prejudicado e ficará limitado ao painel de corrente inferior.


Outras questões da mistura de painéis solares numa mesma String...

A mistura de painéis traz dois pequenos problemas:

Primeiro, os painéis obviamente envelhecem... Ler a ficha técnica de um painel com 6 ou 10 anos pode não refletir o desempenho atual, pois os painéis têm uma degradação ao longo do tempo. Eles vão perdendo anualmente cerca de 1% do desempenho, e após 10 anos, as características elétricas já não são as mesmas que inicialmente.

Em segundo lugar, quando temos uma string misturada de painéis, o inversor terá maior dificuldade em otimizar esta string. O inversor está constantemente a ajustar-se para extrair a máxima potência dos painéis solares, e a mistura de painéis, esta otimização será mais difícil, resultando em perda de rendimento.

Estas são duas questões que jogam contra a mistura de painéis numa string, mas quando esta é a única alternativa que temos, não nos deve impedir. Devemos avançar e instalar mais painéis, mesmo que o aproveitamento não seja 100%, no fim de contas vamos sempre tirar partido deste aumento de capacidade.

Moral da História

Toca a instalar painéis mas com cuidado e seguindo estas regras para que o investimento seja eficaz e o sistema aumentado funcione em condições.

Quero investir no meu sistema mas tenho dúvidas...

Preparei um curso online que consiste em 30 lições dividas em 8 módulos com todos os conteúdos para garantir o sucesso do seu investimento em energia solar fotovoltaica.

O curso chama-se 0 aos 100 na Energia Solar - Guia Essencial para Investir com Sucesso - Visite o site: cursos.solarportugal.pt onde está tudo explicado!

Não se esqueça, o melhor Investimento é sempre no Conhecimento